A "Vida" existente neste livro pode mudar a sua trajetória com Deus.

A "Vida" existente neste livro pode mudar a sua trajetória com Deus.
Você pode adquirir o livro pelo tel:021-7606-6263 ou e.mail:estrutura.religare@hotmail.com

Cristo é maior que Moisés.

No Comment - Post a comment

O LANÇAMENTO DO NOSSO LIVRO É DOMINGO(28/6), PEDIMOS SUA ORAÇÃO.
ELE JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA VENDA(R$ 18,00) ATRAVÉS DO E.MAIL:ESTRUTURA.RELIGARE@HOTMAIL.COM


Comente nossos textos, emita sua opinião, compartilhe conosco seu pensamento, fique a vontade, a idéia é essa mesmo. Se você possui alguma dúvida que deseja esclarecer, registre no comentário ou nos mande um e.mail, estamos aqui para ajudar no que for possível.



Meus queridos, vocês aprenderão um pouco mais sobre a relação do VT com o NTno texto abaixo produzido pelo Pastor Marcello Oliveira.

De forma hábil e sustentada na Palavra, ele aborda o texto de Hebreus destacando a superioridade de Cristo utilizando três argumentos:

1)Jesus é o Construtor da Casa (Fique tranquilo se na sua casa está faltando o telhado ou outra coisa , Ele é fiel para completar a "boa obra" em você, lembre-se: você é "casa de filiação divina").

2)O Senhor é maior que o servo (Quer um conselho? Acredite nisto e descanse, não será você que é servo que vai trazer solução para sua vida, mas sim o seu Senhor.Busque mais o Pai).

3)A realização é maior que o símbolo dela [ Busque mais as coisas do alto, a vida terrena(símbolo) é passageira, mas a realidade eterna, essa é para sempre(realização)].

Que você seja tremendamente abençoado com o texto abaixo, e que o Pastor Marcelo continue a nos ajudar no caminho do crescimento bíblico.

Pr.Paulo Cesar Nogueira - 26/06/2009
-----------------------------------------------------------

O objetivo do escritor de Hebreus é mostrar a superioridade de Cristo por meio de três argumentos: (1) o Construtor é maior do que a casa; (2) o Senhor é maior do que o servo; e (3) a Realização é maior do que o símbolo dela.


1) O primeiro argumento se fundamenta na superioridade do Construtor sobre a casa, sendo assim expresso: Jesus, todavia, tem sido considerado digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que estabeleceu (Hb 3.3).


A glória da qual Cristo foi digno é uma referência à Sua filiação, ao passo que a palavra “doxa”, traduzida como glória na primeira parte do versículo, torna-se “timem” na segunda parte, por ser mais aplicável a uma casa. Moisés foi, na verdade, fiel, mas ele era parte da casa, não o fundador dela, daí termos uma significativa mudança de preposições: de em – para sobre.


Moisés foi fiel na casa; Cristo foi fiel sobre a casa. As palavras “maior honra do que a casa tem” são "kath hoson", significam quanto maior. O escritor da epístola aos Hebreus reforça o argumento no versículo seguinte, dizendo: Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus (Hb 3.4). Existe aqui uma profunda visão espiritual do Cristo encarnado como o Logos, ou Verbo eterno, pelo qual todas as coisas foram feitas. Portanto, Cristo, como o Filho divino, não é apenas Soberano, mas o Fundador da casa, logo superior a Moisés, que era parte da dispensação sobre a qual presidia.


2) O segundo argumento, de que o Senhor é maior do que o servo, é extraído do contraste entre Moisés como servo e Cristo como Filho: E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo (Hb 3.5a).


A tarefa de exaltar a Cristo acima de Moisés era delicada, pois este era alvo de “veneração” por parte dos judeus. A vida religiosa de Israel, a Lei com suas várias observÂncias, o conhecimento de Deus e a esperança que os judeus tinham na vida futura estavam todos ligados a Moisés, o servo de Deus. Além disso, o próprio Deus testificara: Moisés, é fiel em toda a minha casa e boca a boca falo com ele (Nm 12.7,8a).

Contudo, a habilidade do escritor de Hebreus, inspirada pelo Espírito Santo, nunca falha. Ele toma as palavras casa, servo e Filho e desenvolve-as de maneira magistral. Moisés é um “therephon”, servo livre, aquele que serve voluntariamente e executa os desejos do seu senhor na administração da casa; não é um “doulos”, escravo sem vontade própria. Moisés, portanto, é caracterizado por toda a dignidade que se ligava ao seu ofício. E ainda, Moisés era um servo fiel em toda a casa de Deus. Os outros servos eram usados em várias partes da casa. Profetas, reis e sacerdotes tratavam de aspectos diferentes e limitados da verdade e da vida; a Moisés, contudo, fora confiado toda a dispensação, o regime e o cuidado de toda a família de Israel.


O alvo do argumento é este: Moisés foi servo em casa de servos, tendo sido ele próprio parte da casa; Cristo, todavia, é Filho sobre uma casa de filhos, sendo Ele mesmo o Autor e Fundador da dispensação sobre a qual é Soberano.


3) O terceiro argumento, de que a Realização é maior do que o símbolo dela, baseia-se na seguinte afirmação: o ministério de Moisés foi para testemunho das coisas que haviam de anunciar (Hb 3.5b).


Moisés, portanto, não apenas deu testemunho quanto à verdade contida na Lei, mas prescreveu o culto simbólico em sua própria casa sob um feitio que, testificaria aquele que seria mais plenamente exibido em Cristo. Por isso, nosso Senhor disse: Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele (Jo 5.46); e, em relação aos discípulos no caminho de Emaús, agiu da seguinte forma: E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras (Lc 24.27).


A dispensação mosaica, portanto, era simbólica e dava testemunho tanto da pessoa como da obra de Jesus Cristo.


Pr Marcello de Oliveira -Bibliografia: Wiley, Orton. A excelência da Nova Aliança. Editora Central Gospel – 2008
http://davarelohim.blogspot.com/

 
This Post has No Comment Add your own!

Postar um comentário